quinta-feira, 4 de julho de 2013

"imagens escritas", fotografia e poesia interligadas


A exposição "Imagens escritas" é produto do desafio que lancei à escritora Fátima Cardoso.
Ao longo dos últimos seis meses, cada fotografia recebida despertou na escritora, a vontade de escrever um texto/poesia.

Esse trabalho pode ser visitado a partir do dia 13 de Julho, na Galeria dos Plebeus Avintenses (Rua 5 de Outubro, 2095 - Avintes). A inauguração da exposição, está prevista para as 15h30 desse dia, com poesia a cargo de António Soares e Andreia Rocha e música com as violinistas Rita Pereira e Ana Magalhães. No final, haverá um Porto de Honra.

Estará aberta ao público até ao dia 18 de Agosto.

sábado, 15 de junho de 2013

"Pintar o Porto II", é inaugurada hoje

A convite da Galeria de Arte Contemporânea Vieira Portuense (Largo dos Lóios,50 - Porto), vou participar com o meu trabalho "Poema, é a gaivota a voar" na "Pintar o Porto II".

É uma exposição de artes plásticas sobre o Porto, nas modalidades de pintura, escultura, fotografia e gravura, com inauguração no dia 15 de Junho de 2013, patente ao público de Terça-feira a Sábado, das 09,30 às 19 horas, até 13 de Julho.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

Pintar o Porto II

Poema, é a gaivota a voar, Porto 2011© Pereira Lopes

A convite da Galeria de Arte Contemporânea Vieira Portuense (Largo dos Lóios,50 - Porto), vou participar com o meu trabalho "Poema, é a gaivota a voar" na "Pintar o Porto II".

É uma exposição de artes plásticas sobre o Porto, nas modalidades de pintura, escultura, fotografia e gravura, com inauguração prevista para o dia 15 de Junho de 2013, patente ao público de Terça-feira a Sábado, das 09,30 às 19 horas, até 13 de Julho.

terça-feira, 19 de março de 2013

Poesia na inauguração da exposição "Tal como o livro, a árvore tem folhas"

Contando estórias © Pereira Lopes

Dizendo poesia #1© Pereira Lopes

Dizendo poesia #2 © Pereira Lopes

Dizendo poesia #3 © Pereira Lopes

Assistindo © Pereira Lopes

O meu agradecimento especial ao Luís Reina, pelo empenho manifestado para que a minha exposição tivesse lugar no Museu D. Diogo de Sousa e ao actor Armindo Cerqueira que durante cerca de trinta minutos nos deliciou, dizendo poemas de Joyce Kilmer, Khalil Gibran, Miguel Torga, Florbela Espanca, Ruy Belo, Jorge Sousa Braga, Manoel de Barros, Thiago José Barros de Carvalho, Cecília Meireles, António Gedeão, Fernando Pessoa, Mário Quintana e Olavo Bilac, em que a árvore era o  tema central.

Deixo aqui o poema do libanês Khalil Gibran:

Árvores são poemas
que a terra escreve para o céu.
Nós as derrubamos
e as transformamos em papel
para registrar todo nosso vazio.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Museu D. Diogo de Sousa recebe "Tal como o livro, a árvore tem folhas"


Depois de integrar o 30º Festival Outono Fotográfico, a minha exposição "Tal como o livro, a árvore tem folhas" vai estar aberta ao público no Museu D. Diogo de Sousa (Rua dos Bombeiros Voluntários - Braga).

A inauguração será no próximo sábado, dia 2 de Março, pelas 15h30. Terá a participação especial do actor Armindo Cerqueira, que declamará vários poemas alusivos à árvore.  No final será servido um Porto de Honra.

A exposição decorrerá até ao dia 28 de Abril de 2013, de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 17h30.

Pode ver aqui a localização do Museu D. Diogo de Sousa.

Abaixo podem ser vistas ligações  sobre a exposição:
- Museu D. Diogo de Sousa 
- Viral Agenda
- Agenda Cultural de Braga
- Etc & Tal (exposições)
- Calendários
- TMN Entrada Livre

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A minha primeira vez


Já lá vão quase dois anos. A minha primeira exposição fotográfica foi uma  colectiva na Galeria Olhos d`Arte ( Rua da Quinta, nº 587-Porto) que decorreu de 26 de Fevereiro a 26 de Março de 2011.

Os meus companheiros de aventura foram, Amélia Lourenço, André Gomes, Anne Walbring, Amândia Queirós, Ana Duarte, Dinorah-Dinora, Francisco Pimentel, Filipe Neto, Ivânia Faria, João Fernandes, Luís Reina, Margarida Lima, Pedro Trindade, Pessoa N Beat, Vítor Tripologos e Vítor de Almeida.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

"do meu PORTO de vista..." na Galeria 302


Depois da Sweet d`Ouro (Santa Marinha), Plebeus Avintenses, Casa dos dos Açores do Norte e Galeria Porta 22, a minha exposição "do meu PORTO de vista..." vai estar na Galeria 302 (Rua 5 de Outubro, 302 - Porto), sendo inaugurada no próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 18h00.

O evento decorrerá até ao dia 28 de Fevereiro e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 21h00.

Pode ver aqui referência à exposição no site do GD do Banco Santander Totta.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

"iNstantes" o Festival de Fotografia de Avintes


Um Festival de Fotografia em Avintes era uma ideia que andava em maturação há alguns anos. Em 2012, depois de diversas conversas e convites verifiquei que era a hora de arrancar. Nessa hora, foram fundamentais os apoios manifestados pelo Luís Reina e pelo Luís Raposo. Nascia assim o "iNstantes"
A programação para a 1ª edição em 2014, está fechada. Os fotógrafos são oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e Cuba e serão 16 as exposições de fotografia que vão estar abertas ao público em Avintes, entre os dias 2 de Outubro e 1 de Novembro. 
O logotipo é obra do designer Joaquim Gonçalves de Oliveira, um avintense radicado em S.Paulo (Brasil) que desde a primeira hora se colocou à nossa disposição para todo o trabalho gráfico inerente a este evento.